Total de visualizações de página

Oração Acessa

totalgifs.com fogo gif gif fogo04.gif
E da mão do anjo subiu diante de Deus
a fumaça do incenso com as


orações dos santos.
Ap. 8:4

...e taças de ouro cheias de incenso,

que são as orações dos santos.
Ap 5:8c

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oração de Confissão



"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tg 4:8) 

Etimologicamente a palavra confissão vem do Latim Confessione e, significa: confidência;desabafo;declaração dos próprios erros ou culpas , o que vem a salientar o importante significado deste ato, ato este que se torna vital em nosso relacionamento com o Pai.

Passemos a analisar uma oração feita por Daniel que contêm algumas informações que poderão nos dar uma visão bem amplificada deste aspecto da oração.

1)Voltar-se para Deus(vv.3)

A primeira atitude que deve se tomar é exatamente a de voltar-se para Deus, Moisés deu instruções a Josué dizendo: “e não te desviarás de todas as palavras...nem para esquerda nem para direita...” ( Dt 28:14 ).

“...com panos de saco e cinza...” era um ato comum da época quando alguém se encontrava em profunda tristeza e desolação. O pesar pelo pecado faz com que o homem se volte para Deus, o saber da sua culpa o torna sensível e propenso ao arrependimento.

2) Reconhecimento da Culpa (vv. 4 -16 )

Daniel inicia sua oração proclamando a Fidelidade de Deus para com os que o obedecem(vv.4) , isso é essencial para se compreender o contexto de suas próximas palavras.

Aqui vemos um autêntico caso de oração por identificação, esta é uma oração de aspecto coletivo que tem por objetivo o perdão dos pecados , Daniel ora como se ele também, fosse participante dos pecados dos seus conterrâneos , ele se coloca como o representante da nação para apresentar a Deus suas iniqüidades e, analisando o teor de sua oração podemos identificar que o que ele apresenta a Deus é a Rebeldia:

a. por se afastar dos mandamentos;
b. por não dar ouvidos aos profetas que falaram aos antepassados

Daniel tinha consciência de que tudo que o povo de Israel estava sofrendo eram conseqüências provenientes da desobediência a Deus.

Os que servem a Deus e o obedecem podem também ser levados para o cativeiro mas, a benção de Deus permanece sobre ele.

3) Clamor por perdão(vv.17-19)

Depois de ter tomado a iniciativa de se voltar pra Deus reconhecendo a culpa tanto dele quanto de toda a nação , culmina então no seu objetivo , pedir a Deus o perdão.

Uma característica interessante podemos notar nas palavras de Daniel, ele clama ao Senhor não baseado nas suas justiças ou em nada que a princípio poderia diminuir a culpa mas, pede ao Senhor por amor de Seu próprio Nome, por sua grande misericórdia.

A igreja por sua vez tem à disposição o sangue do cordeiro que é eficiente e suficiente para nos purificar e perdoar os pecados. (1Jo 1:9)

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tg 4:8)

Robson Olate

Nenhum comentário:

Postar um comentário