Total de visualizações de página

Oração Acessa

totalgifs.com fogo gif gif fogo04.gif
E da mão do anjo subiu diante de Deus
a fumaça do incenso com as


orações dos santos.
Ap. 8:4

...e taças de ouro cheias de incenso,

que são as orações dos santos.
Ap 5:8c

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Oração Coluna de Todas as Coisas


 
 
Lc 4:1-13

Introdução: Em Lc 22.40 Jesus nos adverte a orar para não cairmos em tentação. Para entendermos melhor, podemos comparar o mundo a uma grande vitrine, recheada com toda a sorte de coisas com o objetivo de atrair nosso olhar e coração. Perceba então, que o mal vem sempre travestido de algo bom. Em 1 Ts 5.22 A Palavra nos ensina a fugir de toda a aparência do mal.

No texto que acabamos de ler, Jesus não se deixou seduzir pelas ofertas apresentadas a Ele. Através da oração e jejum, Ele conseguiu discernir o engano que estava por trás delas. Baseado nesta passagem bíblica vamos entender que alguns danos, certamente nos sobrevirão, se nos deixarmos seduzir pelo mal:

1. Nossa identidade em Deus é atacada - “Se és filho de Deus” - Uma vez que somos de Deus, sabemos quem somos, porque somos, e para que somos. Ou seja, o Pai nos deu um nome, um propósito e um alvo. Entretanto, podemos perder tudo isto se não nos prepararmos em oração e jejum para enfrentar os enganos da vida.

2. Passamos a nos alimentar de algo que parece bom, mas não é - “Manda que esta pedra se transforme em pão” - Este é outro engano muito comum em nossos dias. Existem muitas pedras que foram transformadas em pães, e que estão sendo oferecidas no lugar do pão genuíno que veio do céu, Jesus. Muitas pessoas estão sendo seduzidas pelo mais fácil, por aquilo que parece ser mais lógico, pelo mais convencional, deixando assim de se alimentarem do verdadeiro pão. Elas então, deixam de ir à célula, à igreja, não querem assumir um compromisso com Deus, e desta maneira criam a sua própria religião, ou seja, o seu próprio pão.

3. Deixamos de ver Deus como a nossa suficiência - “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto” - A adoração é a maior evidência de que somos só do Senhor. Quando satanás requer a adoração por parte de Jesus, ele estava propondo a idéia de ser possível servir a dois senhores. Parece que já vimos esta historia acontecer no jardim do Éden. Uma vida de oração nos livra de vivermos uma vida em cima do muro.
 
Conclusão: Assim como aconteceu com Jesus, se nos sujeitarmos a Deus em oração e resistirmos o mal, ele certamente fugira de nós (Tg 4.7).
 

| Autor: Pr. José Divino de Souza | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

INTERCESSÃO

 
A intercessão antecede qualquer conquista e torna possíveis as vitórias. Deus e homens estão sujeitos à maravilhosa lei da Oração.
 
É através da intercessão que Deus se movimenta para cumprir os seus desígnios. Intercessão é um dos principais ministérios da Igreja.

 
SIGNIFICADO

 
- É a oração que é feita no lugar dos outros.

- Colocar-se diante de Deus a favor do homem.

- Dar à luz no reino do espírito as promessas e propósitos de Deus; isto é, trazer as promessas do reino espiritual para o reino material, fazendo com que elas se cumpram na vida das pessoas.

- Pleitear (questionar em juízo) diante de Deus a mudança de uma situação adversa.

- No hebraico: (PAGA) – colidir com, colocar-se entre, ser intermediário.

 
- Sintetizando: É uma oração para que a vontade de Deus seja feita, enfrentando, ao mesmo tempo, as forças opositoras da maldade.


- Sentido Espiritual: É entrar numa perfeita sintonia com a vontade de Deus, Sua Palavra, e, fluir com o Espírito Santo, nosso intercessor, numa oração uníssona (Rom. 8:26).

 
-É descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste, - na vida do outro, ou na vida da igreja ou na nação.

-É captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vê e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propósito divinos sejam cumpridos na vida das pessoas.

-É orar o que pesa no coração de Deus a favor dos homens.


O INTERCESSOR


O intercessor é aquele que recebe de Deus a revelação do seu desejo, da sua ordem, do seu plano, da sua estratégia, do seu peso, para colocá-lo em andamento, em prática. Ele é aquele que ora, pede e intercede por aquilo que está no coração do Pai.

Em Amós 3:7 está escrito: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”.

Por isso a oração do intercessor deve ser: “Pai ensina-me a orar por aquilo que está no Teu coração “.

 
NADA ACONTECE SEM ORAÇÃO = Ez. 22:30

 
Por quê? - Deus decidiu na sua soberania que o homem seria seu cooperador na realização da sua obra na terra (Sl. 115:16) – o homem voluntariamente diz AMÉM à vontade de Deus e ela se manifesta. Portanto sem oração nada surge. É exatamente por isso que Deus está à procura de intercessores que com Ele farão proezas na terra.


 Princípios Básicos de Intercessão

 
A INTERCESSÃO NOS TORNA COLABORADORES DE CRISTO

 
Ele é o nosso intercessor à destra de Deus Pai (Rom. 8:34). Seu ministério hoje é o da intercessão.
Ele é SACERDOTE para sempre e vive para interceder (Hb.7:25). Nós somos chamados a partilhar do seu ministério, pois somos seu corpo, através do qual fui graça abundante, em tempo oportuno, para cada necessidade.

 
A INTERCESSÃO ALARGA NOSSA VISÃO

 
Quando entramos em oração, passamos automaticamente da esfera material para a esfera espiritual.

O intercessor passa a ver como Deus vê, isto é, ver o invisível como se já fosse visível (ver as coisas que não existem como se elas já existissem), a promessa ainda não se manifestou, mas está patente aos olhos.

A falta do cumprimento da oração intercessória leva a Miopia Espiritual.

Uma igreja que não consegue ver no reino do espírito:

- Vê apenas as circunstâncias ao redor

-Sente-se fraca e incapaz para mudá-las (Num.13 (os doze espias)).

 
A INTERCESSÃO NOS LEVA A SERVIR A DEUS NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO


A intercessão não conhece distância. No reino espiritual não há limites; logo, pela intercessão podemos por os pés em todas as nações. “Pede-me e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão”.(Sl. 2:8)

- Missões são movida à oração.

 
Temos o dever de orar:

 
A- Pela salvação de cada pessoa (I Tim. 2:1-2)

“Falar de Deus aos homens é uma grande coisa, mas, falar A Deus dos homens é ainda maior”.
(Bounds)

B- Pelos trabalhadores (Mt.9:38)

Temos o maior número de habitantes de todos os tempos. As oportunidades para causar um grande impacto no mundo são as maiores. Temos os recursos à nossa disposição.
ONDE ESTÃO OS OBREIROS? Tudo é gerado pela oração.
ONDE ESTÃO OS HOMENS E MULHERES DE ORAÇÃO?

 
C- Pelas igrejas (Fil. 1:27, Ef. 1:15 ss)

Devido à complexidade da tarefa, é impossível para um grupo, ou missão, ou denominação realizá-la sozinho, isoladamente.

 
D- Pelos missionários (Ef. 6:18.19)


Deus está precisando de pregadores cheios do seu Espírito, que falem ousadamente e fluentemente da sua Palavra.

Ore para que isto se torne uma realidade na vida e no ministério de cada vocacionado.

E- Por recursos financeiros (Fil. 4:15-19)

Deus é o dono do ouro e da prata, Saiba que, mais do que nunca Ele está interessado no avanço e progresso da Obra Missionária em todas as nações. Portanto é através de nossas orações que o Espírito se moverá influenciando aqueles corações que ardem de paixão pelas almas perdidas, afim de que se tornem mantenedores do maior empreendimento que há: Missões.

 
ATRAVÉS DA INTERCESSÃO INFLUENCIAMOS SISTEMAS GOVERNAMENTAIS, AUTORIDADES E MUDAMOS A NAÇÃO:

 
- Daniel influenciou os reinos: Babilônico e Medo-Persa.

- Deus intentou salvar Sodoma e Gomorra (Abraão intercedeu – Gen.18:17ss).

- Deus intenta salvar Nínive – Jonas, o profeta rebelde de coração amargurado, pregou e esperava que Deus destruísse a cidade, no entanto Deus salvou a cidade (Jonas 4.1).

- Deus planeja trazer um grande profeta a terra, através da intercessão de Ana (I Sam. 1:2). Através do gemido ela trazia à existência a este mundo um grande profeta de Deus.

- Jesus traz à existência a sua Igreja, a sua noiva:

- O aparecimento da Igreja estava no plano de Deus.

- A obediência de Jesus estava trazendo à existência a Igreja.

- É muito significativo Jesus sofrer no Getsêmani, numa agonia e angustia que nenhum outro ser humano passou. Foi apenas para sobrepujar os poderes das trevas, quanto a sua obediência?

- Não estaria Ele intercedendo, como homem obediente, gerando a Sua igreja?


Aplicando esses quatro princípios em nossa vida mudaremos a NAÇÃO.


HUMILHAÇÃO + ORAÇÃO + BUSCA DE DEUS + CONVERSÃO  = NAÇÃO SARADA.

 
AUXILIOS DE ORAÇÃO

 
Orar a Palavra = É tomar a promessa de Deus e levá-la de volta a Ele, através da oração (Is.62:6-7).

Orando no Espírito = Quando oramos em áreas conhecidas pela nossa mente, podemos aplicar a Palavra escrita, orando de acordo com nosso entendimento, mas quando chegamos ao limite do nosso entendimento, o Espírito Santo vem em nosso auxílio.

 
Algumas coisas que devemos considerar na vida de oração

 
Precisamos estar quietos diante de Deus para ouvi-lo a respeito do que é para ser orado, confiar Nele e deixar em suas mãos; orar o tempo necessário até que o peso seja levantado.

Deus muitas vezes nos acorda para orar. Ele nos conhece e se há disposição em nosso coração para orar, Ele nos dará alvos e uma alegria e para isto.

Muitas guerras espirituais são travadas na madrugada, precisamos orar, precisamos ser sensíveis ao Espírito de Deus.

Muitas coisas são interceptadas através das orações na madrugada, estratégia de Deus.

Jesus orava muito na madrugada (Luc. 6:12; Jo. 8:1-2) Ele se afastava para buscar o Senhor em oração (Jo. 6:14-15, Luc. 9:28-43).


Porque devemos orar?


Por que Jesus disse para orarmos que seríamos atendidos – Luc. 11:9-13 Paulo também nos estimula a orarmos – Ef. 3:20, 3:14-19.

Quando intercedemos, Deus muda nosso interior, somos curados, pois estamos em contato direto com o Senhor, Ele nos ensina e isto é muito bom para nós (Tiago 5:16; Fil. 2:5).

Precisamos ter a mente renovada segundo Rom. 12:2, para termos vitória também na oração.

Não devemos jamais dizer o contrário do que oramos, devemos ter uma confissão firme no que cremos e oramos (Rom.10.9, Heb.10:23, Heb.4:14), tendo firme em nós as promessas da Palavra de Deus.

O Intercessor é aquele que tem que ouvir o Senhor, ouvir da boca do Senhor o que Ele está falando – Ez. 3:17.

Ele tem que ter a certeza, a confiança: Fala ao Pai e Ele (o Pai) tem tempo para ouvi-lo, que o Pai é cheio de compaixão e que o ouve amorosamente.

“Ó tu que ouves a oração! A ti virá todo homem” (Sl. 65:2).

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos à sua súplica...” (IPe 3:12).

O intercessor é um amigo de Deus, a quem Ele faz questão de revelar sua vontade ( Sl.25:14).


A NECESSIDADE DE INTERCEDER

 
“e busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perantemim por esta terra, para que eu não a destruísse...” (Ez. 22:30-31).

Deus falou essas coisas a respeito de Israel, mas existe uma verdade espiritual que se aplica também a nós. Deus disse: “Busquei um homem dentre eles... mas a ninguém achei” (v. 30). Não é uma acusação terrível? Deus disse a Abraão que se encontrasse dez justos em Sodoma, não a destruiria (Gen. 18:28 ss).

O texto de Ezequiel fala de todo um país, toda uma nação. Deus disse que se encontrasse um homem não destruiria a terra. Um único homem poderia salvar a nação.

No livro de Daniel, lemos uma passagem concernente à intercessão, que será um tremendo desafio para nossa vida de oração, se entendermos plenamente seu sentido (Dan. 10:2-3, 10-13). Note, o anjo não foi enviado do céu até que Daniel orasse. Deus mandou a resposta no primeiro dia. Entretanto, ela demorou 21 dias para chegar. Às vezes, quando oramos, a resposta não chega imediatamente. Isso não quer dizer que Deus não ouviu ou que não enviou a resposta. O príncipe da Pérsia opôs-se ao anjo. Dan. 10:13-14 = O anjo trouxe a resposta.

A chave, porém, era o próprio Daniel. A chave não era Deus, não era o anjo, não era o rei da Pérsia, a figura de toda a situação era Daniel, foi o homem que fez as coisas acontecerem por meio da oração perseverante.

Vamos orar

 
 
Sexta-feira, 1º de fevereiro, Egito (25º) - No início de fevereiro acontece o recesso escolar. Ore pela proteção de Deus aos adolescentes e jovens. Embora a perseguição aos cristãos tenha aumentado, o evangelho tem sido pregado com intrepidez. Ore pelos líderes que sofrem forte intimidação, para que perseverem.
 
Sábado, 2 de fevereiro, China (37º) - A Portas Abertas começou a copiar materiais em disco para os MP4 players que serão distribuídos entre o grupo alvo. Além disso, uma fonte de recursos digitais em chinês está tendo um bom impacto sobre os grupos minoritários locais. Ore para que esses materiais se tornem uma bênção para aqueles que os utilizam.
 
Domingo, 3 de fevereiro, Etiópia (15º) -Em outubro/2012 o marido de Lelisa (18) foi assassinado por extremistas muçulmanos. Ore para que Lelisa continue a confiar em Deus e seja curada emocionalmente; que apesar dos sentimentos de amargura e ressentimento, ela possa liberar perdão para os agressores. Ore pelo seu futuro.
 
Segunda-feira, 4 de fevereiro, Nigéria (13º) -Ore por agricultores cristãos que farão o plantio durante a estação da seca, para que o Senhor abençoe o trabalho de suas mãos e lhes conceda uma colheita proveitosa. Ore especialmente pelas mães e crianças no norte da Nigéria, para que o Senhor os proteja e dê sabedoria às mães sobre como cuidar de seus filhos.
 
Terça-feira, 5 de fevereiro, Níger (50º) -Graças a Deus pela oportunidade de a Igreja no Níger, através de seus líderes, ser treinada e aprender a se relacionar com seus vizinhos muçulmanos, especialmente agora que a perseguição tem aumentado.
 
Quarta-feira, 6 de fevereiro, Sudão do Sul (*) -Ore pela segurança dos cristãos em Abyei, pela paz e estabilidade da região e para que os governantes possam agir em favor do povo.
 
Quinta-feira, 7 de fevereiro, Quênia (40º) -Continue orando pelos quenianos e pelas eleições no Quênia. Ore para que a paz prevaleça e que o Senhor estabeleça Seus escolhidos para as várias posições estratégicas no governo.
 
Sexta-feira, 8 de fevereiro, Tanzânia (24º) -Ore pela unidade entre os crentes e pelos debates públicos para a revisão da Constituição, principalmente em relação à lei Sharia e a questão de Zanzibar separar-se da União Europeia.
 
Sábado, 9 de fevereiro, Comores (41º) -Graças a Deus, uma igreja indígena foi inaugurada. Que o Senhor continue acrescentando mais vidas ali. Ore para que os cristãos cresçam na fé e perseverem na confiança.
 
Domingo, 10 de fevereiro, Eritreia (10º) -Lembre-se de orar pelos jovens que foram presos, e muitos outros que ainda estão na prisão, por sua fé em Cristo. Ore especialmente pelas famílias que são obrigadas a viver como refugiados em países estrangeiros.
 
Segunda-feira, 11 de fevereiro, Somália (5º) -Graças a Deus por ouvir nossas orações e intervir nas ações militares que trouxeram certa estabilidade na Somália. Ore para que Deus complete a boa obra e traga paz a este povo.
 
Terça-feira, 12 de fevereiro, Uganda (47º) - Lembre-se dos cristãos em suas orações, especialmente os que sofrem perseguição em regiões dominadas pelos muçulmanos. Agradeça a Deus pela recuperação contínua de Susan Ithungu, bem como a cura emocional de Irene Namukubalo após o assassinato de seu marido Francis.
 
Quarta-feira, 13 de fevereiro, Coreia do Norte (1º) -Fevereiro é sempre um dos meses mais difíceis. A Portas Abertas tenta dar comida para os cristãos, mas precisa fazer isso secretamente. Ore para que as mulheres cristãs tenham partos seguros. Ore pelos cristãos chineses que corajosamente correm riscos para ajudar os refugiados norte-coreanos. Este trabalho é ilegal. Eles podem ser presos, multados ou suas igrejas podem ser fechadas.
 
Quinta-feira, 14 de fevereiro, Península Arábica (*) -Ore para que os povos indígenas da Península Arábica sejam libertos da opressão do Islã. Peça ao Senhor para levá-los a um relacionamento com Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Ore por um cristão que será em breve batizado, o primeiro de sua família a dar este passo. Ore para que esse testemunho alcance sua família e que outros sigam seu exemplo.
 
Sexta-feira, 15 de fevereiro, Omã (22º) -Agradeça ao Senhor pelas muitas portas abertas em áreas desoladas de Omã. Ore por um avanço do Espírito Santo nestas áreas e por sabedoria e proteção para todos
os envolvidos.
 
Sábado, 16 de fevereiro, Irã (8º) -Agradeça ao Senhor pela libertação de Fariba, a mãe de Nima (17 anos) e Helma (12 anos). Homayoun, o pai, ainda está na prisão. Ore por Farhad, Shahnaz, Davoud e Naser que receberam a sentença de um ano de prisão. Sua igreja foi invadida em dezembro de 2011. Ore por Farshid Fathi, Qabitizade Noorollah e Irani Benham que ainda estão presos.
 
Domingo, 17 de fevereiro, Tunisia (*) -Ore por Rasul*, um jovem cristão. Em 2012, ele foi expulso de sua família por causa de sua fé. Ore para que o Senhor o conforte e fortaleça. Ore também por Fariba* ela tem enfrentado muitos problemas por causa de sua fé. Clame pela situação política no país, com novas eleições, em junho de 2013, para que os resultados sejam favoráveis à liberdade dos cristãos.
 
Segunda-feira, 18 de fevereiro, Líbia (17º) -Ore para que a Igreja existente na Líbia, na sua maioria composta por não líbios, alcance com amor os seus vizinhos, pois muitos cristãos têm medo de testemunhar sua fé em sua comunidade. Ore para que a situação política no país seja favorável aos cristãos locais.
 
Terça-feira, 19 de fevereiro, Argélia (29º) -Em 2012, pastores relataram diversos incidentes de violência contra a Igreja. Orem para que em 2013 isto não aconteça. Ore por sabedoria para os líderes da EPA (Igreja Protestante da Argélia) pois eles vão continuar as negociações com o governo sobre a posição dos cristãos e da Igreja.
 
Quarta-feira, 20 de fevereiro, Iraque (4º) -É preciso orar pelo Iraque com mais frequência, pois há tanta violência, tanto ódio e tanta amargura, que muitos iraquianos migraram e outros estão saindo do país por não terem segurança ou a paz de espírito. Ore pelo trabalho de campo feito secretamente. Temos recebido relatórios de que Jesus apareceu em sonho a muitos e que Ele tem feito sinais e maravilhas no meio deste povo. Sacerdotes fiéis estão servindo suas comunidades e enfrentado o perigo de ser atacados, embora muitos líderes e pastores estejam emigrando. Mas, louvado seja Deus, pois a Igreja persevera.
 
Quinta-feira, 21 de fevereiro, Líbano (*) -O Líbano é um país pequeno, com recursos limitados, mas diariamente muitos refugiados da Síria e do Iraque chegam. Isto afeta a vida e oportunidades da juventude libanesa, com menos empregos e custos mais altos para habitação. Ore para que este povo seja abençoado por abrigar os refugiados. Ore para que a Igreja cresça e não se canse de fazer o bem!
 
Sexta-feira, 22 de fevereiro, Síria (11º) -A violência está atingindo níveis de intensidade que não podem ser descritos. Um crente da região escreveu à Portas Abertas: “Ore pela Igreja para que ela volte a agir como um verdadeiro Bom Samaritano e se preocupe com pessoas e não com coisas”. Ore para que a misericórdia de Deus seja manifesta na Síria e países vizinhos, que estão sendo afetados com a guerra contínua.
 
Sábado, 23 de fevereiro, Bangladesh (*) -Vizinhos muçulmanos são frequentemente hostis aos professores de alfabetização. Isso acontece quando um professor cristão abre uma classe de não cristãos que querem aprender. Quando eles percebem que os documentos contêm referências bíblicas, eles pensam que o professor está tentando convertê-los para outra religião. Ore para que os professores possam responder com sabedoria, quando confrontados com tal situação.
 
Domingo, 24 de fevereiro, Nepal (*) -Um líder cristão compartilhou com a Portas Abertas a maravilhosa notícia de que nove novos cristãos foram batizados no ano passado. “Nós começamos a igreja com três famílias”, disse ele. “Agora, temos mais de 15 famílias. Eles já não cabem na pequena casa alugada que usamos para “o culto de domingo.” Ore para que Deus proporcione um espaço maior para estes cristãos que vivem em sociedade predominantemente hindu.
 
Segunda-feira, 25 de fevereiro, Butão (28º) -Cristãos butaneses são discriminados profissionalmente e deixam de ser promovidos e de receber aumento de salário e às vezes perdem seus empregos. Jovens cristãos são confrontados com o dilema de ter ou não coragem para defender a sua fé. E as crianças cristãs crescem expostas a duas religiões: o cristianismo em casa e o budismo na escola. Ore por estas questões e peça a Deus para que os pais cristãos no Butão consigam criar seus filhos biblicamente, apesar de ser uma minoria no país.
 
Terça-feira, 26 de fevereiro, Laos (18º) -Líderes religiosos da aldeia controlam o cotidiano de cada família em sua comunidade. Quando os cristãos se dirigem a um seminário da igreja ou celebração, eles monitoram e questionam os fiéis sobre os lugares que eles passaram ou o que eles fizeram mesmo estando longe. Ore para que os cristãos do Laos recebam de Deus sabedoria e sensibilidade, para enfrentarem esta situação. Ore também pela proteção de Deus com relação às atividades da igreja. A Bíblia ainda não foi traduzida em sua própria língua, hinários cristãos e recursos bíblicos são proibidos no Laos. Ore para que o poder da Palavra seja disponibilizado aos cristãos do Laos.
 
Quarta-feira, 27 de fevereiro, Vietnã (21º) -As autoridades locais no Vietnã suspeitam de pessoas reunidas em um só lugar. As aulas de alfabetização e liderança são vulneráveis a incursões policiCentral e no Norte.ais, durante as quais os cristãos étnicos são interrogados e detidos por alguns dias. Peça a Deus que proteja professores, participantes e coordenadores quando eles organizam as classes, especialmente no Planalto
 
Quinta-feira, 28 de fevereiro, Mianmar (32º) -Os monges budistas são os principais opositores do cristianismo em Mianmar. Eles perseguem e ameaçam os cristãos e pastores, dificultam a realização dos cultos de domingo na aldeia. Em alguns casos, os monges budistas instigam seus seguidores a invadir e destruir propriedades da igreja. “Ore pelos cristãos em Rakhine”, disse um pastor local.
 

http://www.portasabertas.org.br/vo/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estudo de Oração e Intercessão


Jesus, uma vida de oração


  • Jesus buscava o Pai nas madrugadas. (Mc.1:35)
  • Jesus buscava o Pai antes de grandes decisões. (Lc.6:12,13)
    Ex: A vigilia solitária, orando pelos doze.
  • Jesus sabia recorrer ao Pai, depois dos sucessos.(Mat 14:22-23)
    Ex: A multiplição dos pães e peixes.
  • Os momentos de sucesso podem ser perigosos, onde tendemos a relaxar a guarda.
  • Jesus passa tempo com os mais íntimos.
  • Ele procura orar com seus discípulos mais íntimos; Pedro, João e Tiago, pois eles seriam os futuros líderes entre os doze. (Lc.9:28-36)
  • A vida de oração de Jesus inspira os discípulos.
    Sua vida de oração inspira-os a ponto de pedirem que Jesus os ensine a orar. (Lc.11:1-3)
  • Jesus em agonia no Getsêmane.
    Ali, Jesus agonizava lutando contra principados e potestades. (Lc.22:39-46)
  • No Getsêmane, Ele agonizou mais do que na cruz.
    - Ele agonizou com profunda dor.
    - Ele lutou com sua carne. (vontade da alma)
    - Lutou e venceu principados e potestades.
    - Jesus antecipou a dor da separação do Pai.

O PRIVILÉGIO DE ANDAR COM JESUS, NOS FAZ PARTICIPAR, TANTO DA SUA DOR, QUANTO DA SUA GLÓRIA!!

No esconderijo do Altíssimo


Salmos 91:1 – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”

Habitar, significa morar, residir, permanecer. Quem mora, não está de passagem, não é visitante, mas sim morador, habitante. Só quando habitarmos verdadeiramente no esconderijo do Altíssimo é que vamos desfrutar de toda provisão e bênção do Senhor para nossas vidas.

Sl.91:9 – Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.

Precisamos eleger o Senhor como nossa habitação oficial levando como numa mudança tudo o que nos pertence: corpo, alma e espírito. Não podemos simplesmente passar de vez em quando por ele, mas sim habitar Nele.

“Nós só teremos tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de nós.¨

Intercessor, coloborador de Deus


I. Definição


Interceder significa: ir, passar entre, atuar entre dois partidos com a intenção de reconciliar aqueles que divergem, interpor-se, mediar ou fazer intervenção, medição.

Intercessor é aquele que faz o papel de advogado, Paracletos (1 Jo 2:1).

Jesus como intercessor, coloca uma mão em Deus e a outra no homem. (Jó 9:32,33)

II. Os anjos e a intercessão


Os anjos são mobilizados por Deus, através das orações e intercessões.

Sal 91:11-12 – “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”

Dan10:12 – “Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

Atos 12:5;7 – “Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele…. E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.”

Atos 10:3-4 – “cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus”

III. O que dizem os grandes homens de Deus?


Samuel Chaduwick – ¨O diabo não se impressiona com estudos maravilhosos, sermões inflamados. Mas, ele treme, quando um homem ou uma mulher começam a orar, por que ele sabe que Deus vai agir…¨

John Wesley – ¨Deus nada faz a não ser responder oração.¨

Watchman Nee – ¨Os céus esperam a ordem da terra. Se a terra não der ordens, os céus não efetuam.¨

Portanto o intercessor é aquele que recebe de Deus, a revelação do desejo do Seu coração, da Sua ordem, do seu plano, da Sua estratégia, do seu peso, para colocá-los em andamento, em prática.

Ele é aquele que ora, pede e intercede por aquilo que está no coração do Pai.

IV. Intercessores dentro do ministério


O dom da intercessão é a capacidade que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo, de orarem por períodos prolongados de tempo, recebendo respostas específicas e frequentes de suas orações. Os intercessores são aqueles que colocam em execução a vontade de Deus sobre a terra. Os pastores tem o papel de autoridade na igreja e os intercessores um papel profético. Todos os crentes oram, mas nem todos são intercessores. Numa congregação os intercessores somam mais ou menos 5% dos membros e estes influenciam através da oração, 80% da vitalidade e poder manifesto na igreja, formando um ¨Escudo de Oração¨.

V. FAZEDORES DA HISTÓRIA COM DEUS.


Deus nada faz antes de compartilhar com seus amigos.

Exemplos:

  1. Sodoma e Gomorra (Abrãao é avisado e intercede)
  2. Nínive (Jonas)
  3. Ana geme e trás a existência Samuel (1 Sam1:10-13)

VI. TIPOS DE INTERCESSORES:


  1. Intercessor regular
    É uma pessoa metódica, que ora com constância, regularidade e perseverança.
  2. Intercessor de crise.
    Quando Deus diz: Ore por tal situação!
  3. Intercessores pessoais
    Pelo pastor, pelo líder de um ministério
  4. Intercessor para a Guerra.
    Estrategista: para nação, para tomar cidades, para lutar contra principados e potestades

VII. PERIGOS E TENTAÇÕES NA VIDA DOS INTERCESSORES


FOFOCA


Igrejas onde os pastores começam ter problemas por que todos os assuntos da intercessão e os problemas para se interceder começam a se espalhar pela igreja. Os intercessores começam a ser conhecidos como fofoqueiros e maledicentes.

EXIBICIONISMO E VAIDADE.


“Somos especiais, somos melhores…”
“Nós ouvimos Deus, a igreja depende de nós.”
Tudo o que você faz para se mostrar, para aparecer, é rejeitado por Deus, pois a Sua glória Ele não divide com ninguém.
Mt.6:5-8 – Vocês que fazem a oração longa, para serem vistos,…

ORGULHO


Alguns autores dizem que os intercessores se constituem a elite da igreja.
Aí está o grande problema!!
No reino de Deus, o primeiro será o último, e o último o primeiro.

SANTIDADE E PODER


I. INTRODUÇÃO


Aqueles que são chamados para interceder, devem refletir a vida de Jesus, a sua imagem e semelhança, em todos sentidos, ou seja, o seu caráter, a sua retidão, a sua justiça e a sua santidade.
Devem ter uma vida santa, limpa, pura e irrepreensivel.

Sal 66:18-19- “Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.”

II. MÃOS SANTAS


A mão na Biblia significa a vida das pessoas. Quando você levantar a mão diante de Deus, como intercessor, você terá de levantar mãos santas:

1 Tim 2:8 – “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.”

SEM IRA

Efe 4:26-27 – “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo”

A ira é uma das obras da carne:

  1. Uma característica dos insensatos Prov 12:16; 14;29 e 27:3,4
  2. Alimentada por palavras pesadas Prov 15:1
  3. Leva à prática do mal Sal 37:8
  4. Sinal de que não houve perdão Mt 6:14,15; Mc 11:25

Exemplos de algumas variantes da IRA:

  • Depressão – ira contida, ira voltada para si
  • Amargura, raiz de amargura (Tg 3:14)
  • Traz enfermidade (Heb 12:15)
  • Quando a ira manifesta repetidamente, abre brecha para o espírito de ira

NEM CONTENDA

A contenda é excitada pelo ódio.
Seis coisas aborrecem ao Senhor, mas a sétima Ele abomina; o que semeia contenda entre irmãos (Pv.6:16-19)

III. ORAÇÃO DE PODER


Sabemos que temos que orar como convém, mas, mais do que isso, temos que orar com Poder. Porque não oramos corretamente? Porque não oramos com poder?

  1. Porque temos pouca comunhão com o Pai
    A Bíblia diz:¨Orai sem cessar¨ (1 Tess 5:17)
  2. Porque fazemos a oração ¨irresponsável¨
    Temos que orar pelo problema real (raiz) e não pelos sintomas. Precisamos ter revelação!
  3. Porque não oramos segundo a ¨justiça¨ de Deus
    Não podemos orar o que não é justo. Não podemos ignorar os direitos legais que Satanás e seus demônios tem diante de uma determinada situação ou circunstância. Temos que quebrar e desfazer o direito legal primeiro, através de arrependimento e confissão de pecados, para depois amarrar e saquear os bens.
    ¨Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa.¨ (Mt.12:29)
  4. Porque não estamos com o Senhor
    ¨Pai a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. ¨(Jo.17:24)
    Precisamos aprender a andar com o Senhor constantemente, e não esporadicamente.
  5. Porque, como intercessores, temos que desenvolver a nossa fé
    Temos que ter uma fé crescente.
    Ex: A mulher cananéia que intercedeu pela filha, recebeu a resposta de Jesus, porque creu e não desistiu. (Mt.15:22-28)
  6. Porque temos que desenvolver os dons espirituais
    ¨Segui o amor e procurai, com zêlo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.¨(1 Cor 14:1)
    ¨Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.¨(1 Cor 14:3)
  7. Porque não oramos segundo a ¨Vontade de Deus¨
    ¨Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue. (I Jo.5:13-16)
    Precisamos depender da Vontade do Pai, porque a nossa vontade está contaminada pelo pecado.(Mt.16:23)

Quando feita corretamente:

¨A súplica de um justo pode muito na sua atuação.¨ (Tg.5:16)

FORMAS DE ORAÇÃO


Paulo, recomenda à Timóteo a prática de suplicas, orações, intercessões e ações de graças; que são formas de oração.(1 Tim 2:1)

  • Súplica – pedido intenso, clamar a Deus, pedir com instância e humildade; rogar, implorar.
  • Orações – espontânea, escrita ou decorada.
  • Intercessões – para os outros.
  • Ações de graça – expressar gratidão ao Senhor.

PARA QUEM DEVEM SER REALIZADAS?

As orações devem ser realizadas em favor de todos os homens em geral e pessoas que se acham investidas de autoridade (1 Tim 2:2).
O objetivo da Intercessão é: Santificar o nome do Pai e estabelecer o Reino de Deus.

TIPOS DE ORAÇÃO


I. DEUS COMO CENTRO DE NOSSA ORAÇÃO


  • ORAÇÃO DE AÇÕES DE GRAÇA – Agradecemos à Deus pelo que Ele tem nos feito. Sl 9:1; Sal 136:1-4
  • ORAÇÃO DE LOUVOR – O louvor se concentra nas obras de Deus; Sal 135:1-3; Sal 147:1;7. O louvor é a porta de entrada para a ADORAÇÃO; 2 Cro 5:13,14
  • ORAÇÃO DE ADORAÇÃO – É a oração que exalta à Deus pelo que Ele é, o Seu caráter e seus atributos.

II. NÓS MESMOS COMO CENTRO DAS NOSSA ORAÇÕES


Neste tipo de oração, nos apresentamos à Deus nossas necessidades pessoais.

  • ORAÇÃO DE PETIÇÃO – É quando oramos à Deus por uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus (Mar 11:24; Fil 4:6-7)
  • ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO OU DEDICAÇÃO – Esse tipo de oração é para ocasiões em que nós desconhecemos a vontade de Deus (Ex: qual carreira seguir, qual emprego escolher?)
  • ORAÇÃO DE ENTREGA – É a transferência de um cuidado ou problema para Deus e descansar Nele
  • ORAÇÃO DE SÚPLICA – Fil 4:6 / Tg 5:16 / I Pe 3:12 / Dn 9:3

III. OS OUTROS COMO CENTRO DE NOSSAS ORAÇÕES


Aqui, nós vamos a Deus, como sacerdotes, como intercessores, levando a Deus a carga de outra pessoa, é pleitear a sua causa, como se fosse nossa.

A intercessão tem dois lados: Um de encontro e um de confronto. Quando intercedemos oramos para que a vontade de Deus seja estabelecida ao mesmo tempo que confrontamos as forças opositoras da maldade, que querem impedir que a vontade de Deus seja estabelecida.

FORMAS DE ORAÇÃO


  • ORAÇÕES PARTICULAR- Mat. 6:6 – Esta é a oração que fazemos sozinhos, pensando ou com palavras audíveis.
  • ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA- Mat 18:18-20 – Nesta oração de concordância, há um poder imenso liberado.
  • ORAÇÃO COLETIVA OU DE CLAMOR – At.4:23-31 – Esta oração é feita quando o Corpo de Cristo ora em concordância levantando a voz à Deus , unânimes, no mesmo Espírito.

ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM SUCEDIDA:

  1. ORE AO PAI, EM NOME DE JESUS – Jo.14:13 – é o nome de Jesus que garante vitória.
  2. CREIA QUE DEUS RESPONDE SUA ORAÇÃO – Mc.11:24 – a oração sem fé, não produz resultado.
  3. PERDOE A TODOS OS QUE LHE OFENDEM – Mc.11:25 – A falta de perdão impede a resposta de Deus.
  4. DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO – Rm.8:26,27 e 8:16
  5. APRENDA A ORAR PELOS OUTROS – Ef.6:18 – Quando nos envolvemos com o Corpo de Cristo, orando por ele, Deus levantará outros para orarem por nós. È a lei de semeadura e ceifa no mundo espiritual.
  6. EDIFIQUE-SE A SI MESMO, ORANDO NO ESPÍRITO- Judas 1:20 – 1 Cor 14:4 – Temos que perceverar, para não abortarmos nossa oração.

ARMAS OFENSIVA, ARMAS DE ATAQUE E DE COMBATE.


  • O NOME DE JESUS – é a arma mais poderosa da face da terra. Fl.2:9,10
  • A PALAVRA DE DEUS – Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para poder discernir e resistir aos ataques do inimigo.

ARMADURA DE DEUS.
A armadura é para resistir no dia mau, no dia da adversidade, do problema, da dificuldade.

A única maneira de estarmos revestidos de toda Armadura de Deus é vivermos esta armadura diáriamente, não basta simplesmente verbalizá-la ou citá-la como um mantra.

COMO VIVER A ARMADURA DE DEUS? (Efe 6:11-18)

  • CINGIR O LOMBO COM A VERDADE.
    A verdade é Jesus Cristo. O cinto servia para prender a túnica, deixando o soldado livre para correr ou lutar.
    Significa, viver em verdade, sem mentiras, é estar livre para caminhar na vida cristã.
    Quem tem o cinto da verdade, não mente, só existe a verdade.
    Ex: Sem o cinto, a armadura se desarticula.
  • VESTIR A COURAÇA DA JUSTIÇA.
    Temos que vestir essa couraça diariamente, confessando todos os pecados.
    A couraça cobre as partes vitais do nosso corpo: o coração e os pulmões. Temos que ter uma vida reta diante de Deus, pois Ele é a nossa justiça.
  • CALÇAR OS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ.
    É termos paz com Deus, através de Jesus Cristo. (Rm.5:1)
    Quando estamos calçados com o evangelho da paz, deixamos as pegadas do Evangelho da Reconciliação por onde passamos. (II Co.5:19)
    Nós éramos inimigos de Deus, mas através de Jesus, fomos reconciliados com Ele.
  • ESCUDO DA FÉ.
    Serve para apagar os dardos inflamados do Maligno.
    Um dardo é lançado à distância e incendeia rapidamente.
    Ex: pode ser um pensamento, uma palavra lançada pelo Maligno que você acolhe e incendeia as emoções e os relacionamentos.
    A fé é um escudo que nos ajuda a permanecermos firmes.
    (Rm.11:20)
    Efe 6:16 – Livres dos dardos do Malígno.
  • CAPACETE DA SALVAÇÃO
    Protege a nossa mente, para que o lixo do mundo e do diabo, não entrem na nossa mente.
    Só assim, não seremos um depósito de lixo, mas um depósito da Palavra de Deus.
  • ESPADA DO ESPÍRITO.
    É usada na boca é a Palavra de Deus; Rm.10:8; Heb 4:12;
    Em Lucas 4 e Mateus 4. Jesus venceu à Satanás pela Palavra. Ap.12:11
  • E DEPOIS DE TER TOMADO TODA A ARMADURA, ORAR E VIGIAR EM TODO TEMPO.

Quando dizemos que existem brechas na armadura, significa, o mesmo que ¨haver pecado em nossa vida¨.

Se for o pecado da mentira ou falsidade, a brecha está no cinturão da verdade, se forem pecados por pensamento; a brecha está no capacete da salvação; se forem pecados de uma vida não reta, a brecha está na couraça da justiça; se for pecado decorrente de onde a pessoa está, a brecha está na sandália do evangelho da paz; se for incredulidade, a brecha está no escudo da fé; se for desconhecimento da Palavra, a brecha está na espada do Espírito.

OS GEMIDOS NA INTERCESSÃO


I. O QUE É GEMIDO?


É diferente da oração em línguas; é uma oração sem palavras – são gemidos que não podem ser expressos por palavras. Os gemidos acontecem, muitas vezes, nos quartos fechados, no choro, na angústia e na solidão.
Ex: Ana gemia. Som nenhum saia da sua boca, a ponto de ser confundida como bêbada, porque as palavras não saiam da sua boca. (1 Sam1:13-18)

¨O clamor do Espírito Santo é por demais profundo para as palavras humanas. Assim ele se torna gemido dentro dos nossos corações e manifesta um desejo intercessório tão infinito que é impossível ser totalmente expresso.¨ Wesley L. Duewel

Neste trecho de RM.8:18-26, temos três tipos DIFERENTES de GEMIDOS:

  1. GEMIDOS DA CRIAÇÃO.
  2. GEMIDOS DO HOMEM NASCIDO DE NOVO.
  3. GEMIDOS DO ESPÍRITO SANTO.

Exemplos:

¨Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abrão, com Isaque e com Jacó.¨ Êx.2:24

II. GEMIDOS DO HOMEM NASCIDO DE NOVO


  1. Aguardamos a redenção do nosso corpo, porque pela fé e na esperança é que fomos salvos; aguardamos então a adoção de filhos; a saudade do lar eterno; a busca de uma intimidade maior com Deus, interrompida e limitada pelo pecado.
  2. Gememos e esperamos o estado final da nossa salvação. Gememos porque desejamos ardentemente ser revestidos do corpo incorruptível e com todas as faculdades em pleno funcionamento. (2 Cor 5:1-10)
    Gememos pelas nossas cidades, nações e pelo mundo; gememos pela Igreja; gememos pelos entes queridos…
  3. Dores de parto.
    - Ex: Paulo geme pelos gálatas, sentia dores de parto para ver Cristo formado neles. (Gl.4:19)
    - Dores de parto podem manifestar-se em várias circunstâncias: Para dar a luz a uma igreja; para santificar a Igreja havia dores de parto. (2 Cor 12:4)
    - Ex: A dor de parto de Elias, quando ele orou por chuva. (1 Reis18:41-43)
  4. ¨Orar sem palavras, orar com gemidos, orar em angústia…¨
    Não importa a forma, ORE, ORE, ORE…GEMA, GEMA, GEMA…SEM PALAVRAS, COM PALAVRAS, EM LÍNGUAS, SEM LÍNGUAS, ORE!!!!!!!!

III. GEMIDOS DO ESPÍRITO SANTO – Rm.8:26,27


Os gemidos nascidos do Espírito Santo estão sempre de acordo com a vontade de Deus. O Espírito não vai desejar outra coisa senão aquilo que Deus deseja. e Deus pode interpretar perfeitamente esses gemidos produzidos pelo Espírito Santo através de nós, e fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos. (Ef.3:20)

Não se pode separar o gemido genuíno do Espírito Santo no homem. Pois os dois se fundem num só, para gemer, transformar, salvar, mudar, criar coisas novas diante de Deus. È no coração do homem que se produz o gemido do Espírito de Deus.

  • Seu gemido é inexprimível
  • Ele usa da oração sem palavra
  • Ele faz o papel de intercessor pelos santos, através dos santos

Não sabemos orar como convém.
Os santos tem suas fraquezas, suas limitações e por isso falta discernimento e percepção de Deus.

  • Não temos um quadro completo do problema ou dificuldade.
  • Não conhecemos a mente de Deus
  • Não conhecemos o futuro.

Por isso, é que precisamos da ajuda do Espírito Santo que conhece a mente do Pai, para nos ensinar a orar à Ele corretamente.
Quando Deus diz: o clamor do povo chegou até mim. Na realidade, o clamor veio Dele, desceu até nós, seus servos, e subiu novamente através da intercessão feita pelo Espírito Santo através de nós.

Deus compartilha conosco o gemer e as dores de parto, fazendo-nos participantes da geração de novas coisas como: maturidade, santidade, avivamento…

¨O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO NÃO TEM MONOTONIA.
A ORAÇÃO NOS LEVA A VER O INVISÍVEL, A OUVIR O INAUDÍVEL E A REALIZAR O IMPOSSÍVEL¨

http://www.agapehouston.com/portuguese/blog/estudos/estudo-de-oracao-e-intercessao/
By Pastor Claudio Santilli